quarta-feira, 26 de setembro de 2018

EXERGAMES



   
   
Os exergames são jogos que se utilizam dos movimentos corporais do jogador para que sejam feitas algumas ações dos personagens dentro do jogo. Para seu uso, são comumente utilizados consoles (videogames) e alguns métodos de captação dos movimentos, como o Kinect.

Esse tipo de atividade tem uma grande importância na vida das crianças e dos adolescentes pois, auxilia no desenvolvimento cognitivo, promove a iniciação à prática de atividades físicas, ajudando na reabilitação física e no combate à obesidade, coordenação motora, motiva as pessoas a saírem do sedentarismo, eleva a auto-estima, bem estar corporal, condicionamento físico,  podendo auxiliar também na aprendizagem de algumas disciplinas escolares.

Tratando-se de reabilitação, tem como finalidade  estimular a "reaprendizagem" de alguns movimentos.

Nas aulas de Educação Física podemos ter duas finalidades diferentes. Segundo a visão do professor, é uma ferramenta didática de ensino. Já na visão do aluno, é uma forma de aprender brincando, sempre utilizando o movimento corporal. É possível identificar várias possibilidades de uso tais como, a dança, a aprendizagem de alguns esportes, o ensino de algumas disciplinas curriculares, interação social e auxílio à pessoas com deficiência.

Para a descrição de um dos exergames selecionados, escolhemos o We love golf. É um jogo de golfe que faz uso do controle remoto do Nitendo Wii e seu sensor de movimento para efetuar as tacadas. Trata-se de um jogo com gráficos animados e estilizados. O jogador escolhe um personagem e um modo de jogo, que inclui torneio, partidas de personagens, mini-games especiais e outros. É possível participar das competições sozinho ou em até quatro jogadores. O jogo ainda disponibiliza modos online e conteúdo secreto para desbloquear.

São utilizados por crianças e adultos que se interessam ou querem conhecer o esporte. Serve também como forma de treinamento ou apenas diversão.


REFERÊNCIAS:


SALGADO K.R.,  SCAGLIA A.J. Os exergames como ferramenta pedagógica no ensino do atletismo na educação física escolar. In: VI Congresso de Ciência do Desporto e V Simpósio Internacional de Ciência do Desporto, 2015. São Paulo, Unicamp, Faculdade de Educação Física.


BARACHO, Ana Flávia de Oliveira; GRIPP, Fernando Joaquim; LIMA, Márcio Roberto de. Os Exergames e a educação física escolar na cultura digitalRevista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, SC, v. 34, n. 1, ago. 2011. ISSN 2179-3255. Disponível em: <http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/1017>. Acesso em: 20 Set. 2018.

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VÍDEO:  https://youtu.be/pglQvNLbrY4