quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Ballet


IMPORTÂNCIA DA DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

São muitos os benefícios da dança para os indivíduos, tanto psicológico como cognitivo e motor, porém a dança na escola é apenas utilizada em eventos festivos ou como atividade extracurricular. A dança é conteúdo da Educação Física; está incluída no bloco de conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física, contudo poucos profissionais se sentem preparados para utilizá-la em suas aulas.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) indicam que os conteúdos da Educação Física no Ensino Fundamental, são divididos em três blocos: esportes, jogos, lutas e ginásticas; conhecimentos sobre o corpo; e atividades rítmicas e expressivas. É neste último bloco que a dança está inserida como um conteúdo a ser trabalhado na escola.
Segundo Shimizu et al (2004), o primeiro passo para pensar na dança como um valoroso conteúdo educacional é tratá-la como um saber humano. Um saber produzido historicamente, que de acordo com Saviani (2003) deve ser assimilado pelos alunos como processo de sua própria produção e não somente enquanto resultado.
Shimizu et al (2004) indicam que outra questão importante seria pensar na educação como saber sistematizado, onde a dança ocupa um lugar privilegiado em relação às outras artes, pois pode ser considerada como a primeira manifestação das emoções humanas.
Segundo Achacar (1998) a necessidade de extravasar um sentimento fez o homem dançar, antes mesmo de utilizar a linguagem e a música, dançou com passos simples e místicos seus sentimentos, dançou para anunciar guerra e descobriu que poderia dançar também por prazer.
De acordo com Gariba (2005) a dança possibilita a compreensão do corpo e a possibilidade de estabelecer múltiplas relações com outras áreas do conhecimento analisando, discutindo, refletindo e contextualizando seu papel na contemporaneidade. Passa a ser condição para quem trabalha com seres humanos, principalmente para quem trabalha com educação, em que a multiplicidade de corpos está presente nas salas de aula.

A HISTÓRIA DO BALLET
Segundo Bambirra (1993), os mais antigos registros produzidos pelos homens, encontrados nas cavernas, tanto nas pinturas quanto nos desenhos talhados na própria pedra, mostram gestos e movimentos, provavelmente utilizados como passos de dança, para agradar ou acalmar os deuses, pedir chuvas, curar doenças, agradecer vitórias, celebrar alguma festa.
O Ballet Clássico surge em consequência do desenvolvimento e transformação da dança primitiva, que se baseava no instinto, para uma dança formada de passos diferentes, de ligações, de gestos e figuras previamente elaboradas para um ou mais participantes (DI DONATO, 1994).
Bambirra (1993) indica que teve origem no período histórico do Renascimento, no século XVI, na Corte de Médicis, em Paris e procedência da palavra italiana ballettos, atividade conhecida como uma arte das elites nas cortes italianas. Tamanha admiração pela dança levou a princesa italiana Catarina de Médici a introduzir esse tipo de espetáculo na corte francesa, quando se casou com o rei da França Henrique II, com grande sucesso, inicialmente refletindo gestos, movimentos e padrões típicos da época.
Mais tarde, o Ballet Clássico atinge o auge de sua popularidade por meio do rei Luiz XIV, que como amante da dança tornou-se um grande bailarino e aos 12 anos dançou, pela primeira vez, no ballet da corte. Seu título “rei sol", vem do triunfante espetáculo que durou mais de 12 horas (BURNS, 1993). Este rei fundou em 1661, a Academia Real de Ballet e a Academia Real de Música e oito anos mais tarde, a escola Nacional de Ballet (SOARES, 1996).
Malanga (1985) destaca que a partir de então, a evolução da técnica clássica norteou-se pela busca de leveza e agilidade na qual o bailarino procura o domínio do corpo, de seus músculos e movimentos, de modo a poder utilizá-lo de forma expressiva, sem estar preso a limitações naturais. A autora enfatiza que a técnica clássica possui certos princípios de postura e colocação do corpo, que devem ser mantidos em todos os movimentos, levando ao máximo as potencialidades de equilíbrio, agilidade e movimento harmônico, sendo este seu valor e permanência no tempo.
No Brasil a história do ballet tem início praticamente em 1927, com a vinda da bailarina russa Maria Olenewa para o Rio de Janeiro. Neste mesmo ano ela fundou a Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal, que se tornou o principal centro de formação de bailarinos no país (FARO, 1989).

CARACTERÍSTICAS
A técnica do ballet exige elasticidade, controle muscular, força, equilíbrio. Também musicalidade, ritmo, emoção e interpretação. O ballet não é apenas uma atividade física, é também e principalmente uma arte e exige disciplina, dedicação e sensibilidade.
LOCAIS DE PRÁTICA
Praticado em diversos países, em escolas, teatros e companhias de danças.
PASSO A PASSO DA DANÇA
OBJETIVO
O principal objetivo é mostrar que a partir dessa dança o ser humano tem mais liberdade de se expressar.
REFERÊNCIAS

A importância da dança nas aulas de educação física – revisão sistemática. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/282133964_A_IMPORTANCIA_DA_DANCA_NAS_AULAS_DE_EDUCACAO_FISICA_-_REVISAO_SISTEMATICA>. Acesso em: 10 out. 2018.

SIMÕES, M.; IMPOLCETTO, F. M. Possibilidades para o desenvolvimento da dança e do ballet clássico nas aulas de Educação Física escolar. Revista digital, Buenos Aires, ano 15, n° 135, agosto de 2009. Disponível em: < http://www.efdeportes.com/efd135/danca-nas-aulas-de-educacao-fisica-escolar.htm>. Acesso em: 10 out. 2018.

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Ballet - Produção de vídeo

VÍDEO:  https://youtu.be/pglQvNLbrY4