Os exergames são jogos que se utilizam dos movimentos corporais do jogador para que sejam feitas algumas ações dos personagens dentro do jogo. Para seu uso, são comumente utilizados consoles (videogames) e alguns métodos de captação dos movimentos, como o Kinect.
Esse tipo de atividade tem uma grande importância na vida das crianças e dos adolescentes pois, auxilia no desenvolvimento cognitivo, promove a iniciação à prática de atividades físicas, ajudando na reabilitação física e no combate à obesidade, coordenação motora, motiva as pessoas a saírem do sedentarismo, eleva a auto-estima, bem estar corporal, condicionamento físico, podendo auxiliar também na aprendizagem de algumas disciplinas escolares.
Tratando-se de reabilitação, tem como finalidade estimular a "reaprendizagem" de alguns movimentos.
Nas aulas de Educação Física podemos ter duas finalidades diferentes. Segundo a visão do professor, é uma ferramenta didática de ensino. Já na visão do aluno, é uma forma de aprender brincando, sempre utilizando o movimento corporal. É possível identificar várias possibilidades de uso tais como, a dança, a aprendizagem de alguns esportes, o ensino de algumas disciplinas curriculares, interação social e auxílio à pessoas com deficiência.
Para a descrição de um dos exergames selecionados, escolhemos o We love golf. É um jogo de golfe que faz uso do controle remoto do Nitendo Wii e seu sensor de movimento para efetuar as tacadas. Trata-se de um jogo com gráficos animados e estilizados. O jogador escolhe um personagem e um modo de jogo, que inclui torneio, partidas de personagens, mini-games especiais e outros. É possível participar das competições sozinho ou em até quatro jogadores. O jogo ainda disponibiliza modos online e conteúdo secreto para desbloquear.
São utilizados por crianças e adultos que se interessam ou querem conhecer o esporte. Serve também como forma de treinamento ou apenas diversão.
REFERÊNCIAS:
SALGADO K.R., SCAGLIA A.J. Os exergames como ferramenta pedagógica no ensino do atletismo na educação física escolar. In: VI Congresso de Ciência do Desporto e V Simpósio Internacional de Ciência do Desporto, 2015. São Paulo, Unicamp, Faculdade de Educação Física.
BARACHO, Ana Flávia de Oliveira; GRIPP, Fernando Joaquim; LIMA, Márcio Roberto de. Os Exergames e a educação física escolar na cultura digital. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, SC, v. 34, n. 1, ago. 2011. ISSN 2179-3255. Disponível em: <http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/1017>. Acesso em: 20 Set. 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário